5 atitudes que líderes, independente do tamanho da empresa, deveriam ter

As principais dificuldades para prospectar clientes
27 de abril de 2018
Show all

Independente ao tamanho da empresa, um líder de sucesso possui determinadas habilidades que fazem dele um líder e não um outro qualquer.

Jenn Branstetter teve a oportunidade de trabalhar em uma companhia listada na Fortune 500, como a Porch.com, e uma startup de apenas 3 anos de vida, em um pequeno time de marketing da Microsoft, descobrindo que o sucesso em cada uma delas é creditado aos mesmos fatores.

Baseada nesse repertório, Jenn listou 5 habilidades que líderes possuem para se destacarem frente aos demais:

1 – Líderes são organizados

Ser conhecido em toda a sua empresa como uma pessoa organizada aumenta a velocidade do andamento de seus projetos e melhora a sua credibilidade com os colegas e gestores. “Todo dia eu listo o que preciso fazer e meço sempre meu progresso. Isso me força a priorizar e garantir que o que eu tenho de mais importante seja realizado todos os dias”, diz Jenn.

Organização não é algo natural para você? Então trabalhe nisso. Adquira uma agenda, tente o sistema de um colega de trabalho, mas sobretudo continue tentando até que você ache algo que funcione para a rotina do seu trabalho e da sua vida. A recompensa é bem maior do que o investimento.

2 – Líderes exalam confiança

“No começo da minha carreira eu era realmente ruim nisso. Ao invés de prometer pouco e entregar muito, eu prometia demais e não correspondia. Isso deixava meus chefes e parceiros de trabalho frustrados e eles não me incluíam em projetos de grande porte. A realidade era que eu trabalhava duro, mas não coordenava bem meu tempo”.

Subestimar o tempo envolvido em um determinado projeto e não considerar o impacto que atrasos podem gerar no trabalho dos outros é um combo mortal – principalmente em grandes organizações. Por isso tenha tudo sempre em dia para que assim as pessoas possam lhe confiar seus trabalhos. Um líder exala confiança e deixa todos tranquilos quanto ao seu trabalho, que invariavelmente será feito.

3 – Líderes são bons ouvintes

“Ouvir é bem mais importante do que falar. Faça com que seus colegas se sintam ouvidos e respeitados. Quando eles dividirem seus pontos de vista, ouça-os com atenção, e quando concluírem, pergunte se você pode recapitular toda a ideia que acabou de ouvir, parafraseando os pontos chave. A meta é que o que você ouviu esteja alinhado com o que foi falado. Esse pequeno exercício ajuda na hora de criar confiança e aumenta a produtividade entre colegas, porque eles sentem que seu ponto de vista foi bem assimilado e respeitado. Líderes, além de dividir sua visão com outros, divide a visão dos outros na caminhada para o sucesso coletivo”.

4 – Líderes são responsáveis

Líderes são responsáveis e tornam as pessoas ao seu redor responsáveis. Pode ser uma atividade desconfortável em alguns momentos, mas é necessária para atingir o sucesso. Responsabilidade começa com “faça o que você está dizendo que vai fazer”.

“Como uma líder na Porch, eu possuo um alto nível de exigência e espero que meu time seja responsável o suficiente para corresponder. Reputações são desenvolvidas rapidamente, então lute para que seu time tenha a das melhores: trabalhando duro, movidos por resultados e respeitosos uns com os outros. Seja responsável consigo mesmo e com os outros, para que você esteja sempre pronto para o próximo desafio”.

5 – Líderes são gentis

Nunca subestime o poder da gentileza. O mudo é pequeno, portanto seja gentil com todos aqueles que você puder. Invista tempo sendo genuinamente interessado pelos projetos de seus colegas. Mande um post-it com um “muito obrigado” para aquela pessoa que te ajudou a entregar determinada tarefa a tempo. Trate todo mundo com respeito. Você nunca sabe quando irá precisar delas.

Fonte: http://conteudo.startse.com.br/para-empreendedores/lucas-bicudo/5-atitudes-que-lideres-independente-do-tamanho-da-empresa-deveriam-ter/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *