Business Coaching: Coaching Para Negócios – Jonas Pires

Business Coaching: Coaching Para Negócios

5 atitudes que líderes, independente do tamanho da empresa, deveriam ter
27 de abril de 2018
4 Neurotransmissores da felicidade: dopamina, serotonina, endorfinas e ocitocina.
11 de outubro de 2018

Business Coaching é uma modalidade de coaching para empresários e alto executivos e que consiste em auxiliar, através de técnicas e ferramentas de coaching, a análise, de maneira estruturada, o business como um todo.

A economia mundial e o cenário empresarial global vivem momentos de intensa e rápida transformação. Para acompanhar o desenrolar desse contexto as empresas e seus líderes precisam ter atitude, agilidade, gerar mudanças para resultados e estimular a alta performance. Dotar a ambos: empresas e seus líderes de uma nova dinâmica é algo imperativo e inadiável. Não é uma questão de trabalhar mais, mas sim de trabalhar melhor.

As novas demandas do mercado exigem a renovação de habilidades e comportamentos que nem sempre são facilmente desenvolvidos e praticados. E essas situações não são raras no mundo empresarial, marcado pela pressão, competição e cobranças constantes por resultados. Estes fatores tendem a gerar estresse, falta de confiança e de solidariedade e até sabotagens.

Quanto maior o porte da empresa, os empresários tendem a ser mais solitários, pois a maioria das questões ligadas à estratégia corporativa são confidenciais, impedindo-os de discuti-las abertamente. Líderes de empresas complexas se beneficiam de ter alguém com quem possam debater ideias, novas perspectivas, anseios, explorar novas visões, etc. O relacionamento confidencial com um coach dá a oportunidade de examinar e discutir questões que não seriam possíveis com outras pessoas da empresa.

“Os coaches não são para os fracos. Eles são para pessoas que valorizam o feedback inequívoco. Todos os coaches têm uma coisa em comum: eles são impiedosamente orientados a resultados.” Revista Fast Company

Segundo Eric Schmidt, Presidente do Google “Everybody need a coach”. Por que não as empresas e seus processos? Coaching nunca foi tão necessário para as empresas quanto hoje e, no futuro, será crucial para aumentar a adaptabilidade corporativa e o desempenho de equipes e da organização. O coaching incentiva a criatividade, o desempenho inovador e a flexibilidade, dando às organizações uma vantagem competitiva e um meio eficaz de operar em ambientes de contínua mudança. Apesar não fazer milagres, propicia aos empresários a possibilidade de descobertas surpreendentes a respeito da própria empresa, dos seus processos internos e até a respeito das pessoas à sua volta. São estas descobertas que farão com que eles utilizem melhor os recursos que permanecem intocados na grande maioria das organizações contemporâneas a espera de alguém que os descubra.

“A meta do coaching é a meta da boa gestão – utilizar ao máximo os recursos valiosos de uma organização” Harvard Business Review

Empresas de sucesso são o resultado de pessoas e processos de sucesso. No mercado de hoje, agregar valor é o lema dos empreendimentos de sucesso. Mas, para que os colaboradores deem o melhor de si e busquem o constante desenvolvimento profissional, é também necessário que haja liderança efetiva, ambiente de trabalho adequado e processos organizacionais eficientes e motivadores. E é ai que entra o Business Coaching.

Business Coaching é uma modalidade de coaching para empresários e alto executivos e que consiste em auxiliar, através de técnicas e ferramentas de coaching, a análise, de maneira estruturada, o business como um todo. Nesse processo o foco é ajudar a empresa a ir até onde ela pretende chegar, em um determinado período de tempo, pois o alvo são as atividades que lhe trarão maior retorno financeiro. Auxilia, ainda, na tomada de decisões mais bem fundamentadas e lucrativas, através de desenvolvimentos de planos e ações para atingir seus objetivos. O Business Coaching apoia empresas na maximização do seu potencial de competitividade e a direciona para a excelência.

Mas, quando é a hora de acionar um coach?

  • Quando se está perdendo tempo pra organizar e tornar eficiente os processos da empresa;
  • Quando se dedica mais tempo para o negócio do que gostaria, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar da família;
  • Quando se tem uma equipe que não trabalha de forma comprometida;
  • Quando gostaria de crescer nos negócios ou diversificar os seus investimentos.

Também fazem parte do escopo do Business Coaching entender – de verdade! – Missão e Visão da empresa, conhecer as limitações e pontos de melhoria, identificar as crenças limitantes que a impedem de se alavancar de forma sustentável.

O processo de Business Coaching tem algumas etapas:

  • Start do projeto – é realizado um diagnóstico baseado no alinhamento com o empresário para identificar oportunidades de melhorias na estrutura organizacional e alavancar os resultados financeiros.
  • Criação do plano – com base nas informações obtidas, são estabelecidos, em conjunto, metas, estratégias, ações, executores e prazos.
  • Accountability – acompanhamento periódico pelo empresário e pelo coach, dos critérios que permitem medir o sucesso do programa.

Algumas áreas são mais comumente submetidas ao Business Coaching:

  • Estratégia e Objetivos
  • Liderança e Gestão de Equipes
  • Vendas e Marketing
  • Desenvolvimento e Inovação

Dependendo da realidade da empresa, do seu estágio atual, do que se pretende potencializar ou do que decide o top management, o coaching poderá englobar a dinamização de uma ou mais das áreas acima referidas, podendo envolver a diretoria, as gerencias intermediárias ou diversas equipes ou mesmo departamentos na organização.

Business Coaching está atraindo os maiores CEOs da América porque, em poucas palavras, business coaching funciona. Em verdade, quando pedida uma estimativa conservadora de retorno financeiro a partir do coaching a que se submeteram (…) executivos descreveram um retorno médio superior a US$ 100.000 ou cerca de seis vezes o que o coaching havia custado para suas empresas.” Fortune Magazine

Os benefícios do Business Coaching já são conhecidos na Europa e nos Estados Unidos. Pesquisa realizada pela MetrixGlobal, dos Estados Unidos, com empresas Fortune 500, mostrou que o investimento em coaching produziu um retorno (ROI) de 529% e significativos benefícios intangíveis para o negócio. Se incluídos os benefícios financeiros pela redução do turnover de empregados, o ROI total seria incrementado para 788%. Além disso, observaram-se melhorias em:

  • Produtividade geral – 53%
  • Atendimento ao Cliente – 39%
  • Redução de reclamações de clientes – 34%
  • Retenção de executivos – 32%
  • Redução de custos gerais – 23%

Mas, além dos benefícios financeiros, há também uma série de outros aspectos interessantes:

  • Comunicação clara de Visão, Missão e objetivos corporativos;
  • Alinhamento corporativo segundo um plano de ação comum;
  • Potencialização de forças e mitigação de riscos;
  • Responsabilização das equipes através do envolvimento ativo nas iniciativas delineadas;
  • Medição e monitoramento dos resultados, com base nos objetivos fixados; e,
  • Otimização de tomada de decisão, administração de tempo e delegação.

NOTA: Artigo originalmente publicado na REVISTA GESTÃO E NEGÓCIOS PME – EDIÇÃO 108 – FEVEREIRO/2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *